“Heróis só são lembrados por seus atos.
Nunca pelo seu caráter.”
Nunca pelo seu caráter.”
*************
Aí gente bem vindo a esse blog com essa frase que resume o espírito dessa minha idéia doida, talvez uma mini, talvez uma história fechada. Como parece chamei a atenção de vocês ou só aticei a curiosidade de alguns vamos a ela.
Bom indo direto a o assunto sem enrolação. Como falei no meu fotolog não quero criar polêmica ou algo parecido, mas tenho percebido há algum tempo uma certa animosidade entre a turma da velha e nova geração de desenhista, eu mesmo já fui vitíma disso em alguns comentários lá em meu flog, e não preciso ser um gênio pra adivinhar o porquê, já que desenho apenas os personagens que "EU " quero desenhar e não sou ditado por levas de fãs que preferem centralizar as atenções apenas para alguns personas (que não vem ao caso falar quais), e preferem me ver desenhando para fora, fica parecendo até piada esse tipo de pensamento. Mas me fez pensar sobre muita coisa. O que ganha os HQN com isso, se não quero fazer algo da velha guarda quem vai me obrigar já que tenho os meus próprios personagens e nunca vi ninguém da velha os desenhando ou de outros artistas. Gosto do Fantastic Man e do Judoka, pois as lia e suas aventuras eram muito boas, não conheço muito outros Heróis de antigamente, mas alguma coisa que li era digamos “ingênuas” e fácil de prever.
– “Mas seu Nel olhe a época!” – É claro que observei e mesmo assim era sempre: o vilão que aparecia pra dominar o mundo e o Herói de plantão chegava salvando o dia. Uma formula que funcionava mais foi se desgastando com o tempo afastando os leitores, enquanto os estrangeiros já estavam muito a frente e com muito mais variação de formulas, isso nos deixou estagnados e quase inexistentes, sem falar no afastamento dos leitores e editores fazendo a revistas sumirem das bancas. O que me fez gerar algumas perguntas:
Porque não reformularam os antigos Heróis para os anos que seguiram?
Porque não esqueceras as velhas formulas e acrescentar algo mais atual na epoca.
Porque temos sempre que aceitar que o bom era o antes e que o atual deve segui-los se quiser dar certo.
Porque não aceitar que mesmo com todas as barreiras que são colocadas nos hqs de hoje, tem gente que as mantém vivas com todas as criticas e dificuldade trazendo coisas novas.
Porque não amadurecemos.
Bom gente a resposta é simples: Porque muita coisa para os dias de hoje não funcionam!!!
Porque não reformularam os antigos Heróis para os anos que seguiram?
Porque não esqueceras as velhas formulas e acrescentar algo mais atual na epoca.
Porque temos sempre que aceitar que o bom era o antes e que o atual deve segui-los se quiser dar certo.
Porque não aceitar que mesmo com todas as barreiras que são colocadas nos hqs de hoje, tem gente que as mantém vivas com todas as criticas e dificuldade trazendo coisas novas.
Porque não amadurecemos.
Bom gente a resposta é simples: Porque muita coisa para os dias de hoje não funcionam!!!
Qual o leitor atual quer ler um personagem que lembra muitos personagens de outras editoras e nem tem e nem querem saber de que época foi criada, isso só funciona para saudosistas. Sejamos realistas, mesmo que tenham uma semelha em uniforme ou poderes o que conta é a forma como ela é apresentada, vide o Miracleman, clone do Capitão Marvel (Shazam) que é clone do Super Homem. Dentro esse exemplo que citei gosto muito dos dois primeiro, exatamente pela forma que são apresentados com roteiros superiores ao personagem original. Mas infelizmente temos o pensamento que somo gênios e tudo que fazemos irar ser um estouro, mas isso pra nos é claro, temos um ego que nos torna insuportável e não aceitamos qualquer tipo de critica e não produzimos nada que realmente valha a pena (salvo muita exceção). Cometa, Cavaleiros da Tempestade, Areia Hostil, Val, Continuum, Arena, HQnado e outros.
A realidade é outra, o leitor quer algo que tenha conteúdo, com roteiros bem elaborados e arte que combine com ele. Não podemos criticas os outros quando nos mesmo não aprendemos a nos autocriticar. Não criamos muito siquer para fazer comparações e mesmo assim malhamos os estranjas com se fossemos os maiorais. Bom minha leitura não se resume apenas a Marvel e DC, tem muita coisa boa por ai que não são citados, pois, os medalhões chamam mais a atenção e é mais fácil de jogar pedra. Gostaria de falar de influencias mais isso tomaria muito tempo, mesmo assim deixo bem claro que tenho influências de desenhistas americanos e europeus e quais são a da velha geração tudo nacional? Difícil.
- Você esta com raiva porque te criticaram seu Nel? – Não muito pelo contrário, sou saudosista, mas isso não me prende ou impede de conhecer coisas novas e nem sou xiita a ponto de andar as cegas por aí pregando palavras e fazendo terrorismo, prefiro fazer algo, sujar as mãos, gastar folhas, bota pra descer, sujar páginas... Me empolguei demais né.
Voltando para o assunto, que é o que realmente interessa é a capa aí em cima. Ela não é apenas um desenho para chamar a atenção ou provocar alguém, ela é um projeto que estou levando paralelamente a os meus e de amigos meus com os quais estou envolvido. Como as perguntas que fiz antes (mas não vou repeti-las). Quem vai dar essas respostas.
– E porque você não tenta seu Nel metido? É, porque não.
Porque não fazer algo mais atual.
Porque não colocar os medalhões como os vejo
Porque não deixar a coisa mais realista.
Porque não tentar mostrar algo diferente.
Porque não tentar pra ver se estou no caminho certo.
Daí bolei o roteiro do qual lhes passarei uma breve sinopse:
“Um grande herói da epoca da ditadura é convencido a reviver sua época áurea com a captura de um agente fugitivo do Governo. Ao encontrar esse agente as coisas não são o que parece e uma criança é assassinada em uma favela por causa da ação de um deles. Perguntas são geradas tais como: Por onde andavam esses heróis quando as coisas estavam piorando, onde eles estavam quando o crime virou lei, onde eles estavam quando o mal perdeu sua face. A quem eles defendem?”
Frente a frente um herói de antigamente e um gerando nos dias de hoje
Um portador do anel de luz negra, outro capaz de controlar as trevas.
Um querendo reviver seus dias passado de gloria o outro sobrevivendo aos dias atuais.
Uma realidade imutável e violenta.
Quem conhece minha forma de trabalhar sabe que não entrego o gosto do bolo e deixo tudo para a historia, basta perguntar a turma do Conselho dos Oito que sofreu nas minhas mãos e entreguei um roteiro chifri né gente.
O que quero com isso? Gente chamar a atenção para o que somos capazes de fazer, mostrar que podemos fazer algo elaborado e que agrade aos leitores.
– E como isso vai chegar aos leitores seu Nel? Eu a disponibilizarei em qualquer site que a queira mostrar, gratuito para todos e até mesmo crio um site só pra ela. Garanto que ela vai chocar, vai deixar muita gente com raiva e de nariz torcido, mas que o leitor terá a sua frente o que ele espera que seja uma HQN. Divertida e inteligente.
– E como isso vai chegar aos leitores seu Nel? Eu a disponibilizarei em qualquer site que a queira mostrar, gratuito para todos e até mesmo crio um site só pra ela. Garanto que ela vai chocar, vai deixar muita gente com raiva e de nariz torcido, mas que o leitor terá a sua frente o que ele espera que seja uma HQN. Divertida e inteligente.
Irei convidar alguns artistas (que espero que topem) para me ajudar, mas não os citarei até a coisa esta pronta. Quem topar vai saber que esta entrando em uma briga um tanto feia e terá conhecimento do projeto, mas não poderá falar dele até a sua conclusão.
Prepotência, arrogância, metido!!! Não de forma alguma.
-Porque esta fazendo isso intão seu Nel? Porque em 2007 só será o ano dos HQs Nacionais se fizemos algo por ele, não apenas só falar, falar, falar...
E num nuuuum se esqueça disso!!!!
Nel
Ps:. Psor Gerson a sua logo foi uma das inspirações para essa idéia.
Ps:. E isso é apenas o começo...
7 comentários:
Quer dizer que isso aí vai vira historia. Bem é ver no que dar, num vejo muita diferença com as coisas que ta sendo mostrada por aí. Mas já valeu pela coragem de bater de frente com a velharia dos malucos. Vai sobrar pra o traveco tambem? se pensar em fazer avisa.
Bom meu amigo, primeiro devo esclarecer que não tenho nada contra a velha guarda, respeito e muito autores e criaturas, mas não sou obrigado a engolir certas coisas que não vem ao caso descutir, quanto ao que foi dito vai sim virar historia, se vai ser igual, acredito que não, agora se vai lhe agradar é você quem vai dizer. Quanto a sua ultima pergunta, me desculpe mas não vele a pena responder.
se quiser colocar essa HQ na iComix, saiba q serah muito bem vindo!!!
www.icomix.com.br, ainda fora do ar, mas embreve estaremos devolta!!! e contatos pelos e-mails: khingmetal@yahoo.com.br ou icomix@gmail.com
Veleu o convite Gon, me avisa assim que ele voltar a ativa.
Grande Nel!
Concordo com vc em todos os sentidos e a idéia é muito legal!
O lance é sentar a bunda na cadeira e produzir,deixar de só falar,falar e nada!
Abração!
Valeu Carlos a coisa é isso aí. Falar é bom desde que se leve a algum lugar, não apenas ficar jogando palavras bonitas ao vento, porque aí ela perde o seu sentido.
Abração e valeu a manifestação!!!
Postar um comentário